Placa MURO e a Sinalização poética
Sinalização
poética é uma série de intervenções artísticas que surgem entre os limites da
arte e da comunicação. A partir da apropriação do padrão visual e simbólico
estabelecido para comunicação das placas de sinalização em espaços urbanos,
proponho novas elaborações para essa linguagem que refletem indícios poéticos
da experiência com o meio urbano.
No final de
2015, após a conclusão do curso de licenciatura em Artes Visuais, me vinculei
como pesquisador externo ao grupo de pesquisa Objeto e Multimídia - CNPq |
UFRGS, coordenado pela Profa. Dra. Teresinha Barachini. O grupo tinha
o MURO da Av. Mauá, como objeto de estudo a ser ativado e “a partir
deste monumento urbano propor poéticas visuais e reflexões teóricas,
considerando os desdobramentos sobre os territórios e seus limites visíveis e
invisíveis"¹ de Porto Alegre. Dentro do grupo de pesquisa participei
de inúmeras ações coletivas e colaborei com algumas ações individuais de outros
integrantes. Contudo, a oportunidade de pensar sobre o contexto urbano e seus
limites a partir de um objeto público foi uma condição essencial para
formulação da pesquisa. O primeiro trabalho individual que pude realizar dentro
do grupo foi Placa Muro (2017). Esse trabalho foi o primeiro
desdobramento de uma série inicialmente denominada Placas de
imersão, entretanto, mediante o avanço desta pesquisa a série passa a se
chamar Sinalização Poética (2017- atual), viabilizando assim, a
expansão das possibilidades desta ação que não fica restrita ao suporte placa,
embora seja sobre esse que ocorra o maior número das minhas propostas.
A resolução
Nº 160/2004 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB classifica as placas de
sinalização de trânsito em três categorias: sinalização vertical de
regulamentação, de advertência e de indicação. No caso de Placa Muro (2017), escolhi
um modelo da categoria indicação. Essa categoria por sua vez, possui três
subcategorias que são: a) placas de orientação de destino: marcadas pela
cor de fundo verde com letras em branco; b) placas de atrativo turístico:
com fundo marrom e letras em branco com desenhos em preto; c) placas de
serviços auxiliares: com fundo azul e letras em branco e desenhos em preto, a
qual escolhi como modelo para o meu trabalho. A placa que apresento traz uma
imagem esquemática² do Muro da Av. Mauá e logo abaixo do desenho o
significado dicionarizado da palavra muro. Esse trabalho não tem a intenção
fixa de direcionar a percepção do espectador, tão pouco a pretensão de educá-lo
acerca dos termos dicionarizados. Mas, sim, propor uma reflexão a partir de um
relacionamento consciente com os objetos urbanos e seu contexto de inserção nas
cidades, bem como, estabelecer uma relação mais poética na comunicação
cotidiana. Para ação proposta, produzi cinco placas exatamente no padrão das
produzidas pelo Detran e instalei todas ao longo da Avenida Mauá na faixa que
compreende a parte mais visível do muro.
A produção
deste trabalho teve continuidade na minha pesquisa de mestrado, contudo,
visando a ativação da região sul do 4º Distrito de Porto Alegre. Com a série Sinalização
Poética, proponho me aproximar das discussões pré-estabelecidas
no campo da arte contemporânea, partindo da utilização, interferência ou
ressignificação de padrões de comunicação.
Notas:
1 BARACHINI,
2017, s/p. Ver sobre em: https://www.om-lab.com.br/muromaua
2
Imagem esquemática criada pela discente do Curso de Artes Visuais Deni Corsino,
bolsista de Iniciação Científica - UFRGS do projeto de pesquisa Objeto Tridimensional: Transversalidades e
compartilhamentos, coordenado pela Profa. Dra. Tetê Barachini..